Restaurante

A Fazenda Resgate destacou-se como uma das maiores produtoras de café do vale do Paraíba até que a morte do antigo proprietário e a crise econômica brasileira em meados do século XX a fizessem atravessar décadas de abandono. No início dos anos 1970 foi adquirida pelo antiquário Carlos Eduardo Kramer Machado, que iniciou um primoroso trabalho de restauro, recuperando as estruturas de madeira, o piso e os grandes painéis pintados nos salões principais.

Na década de 1980 a fazenda foi adquirida pelo atual proprietário, que continuou o trabalho de manutenção permanente, não só da parte artística, como da estrutural: telhado – todo feito com telhas originais da época, parte elétrica e hidráulica, e peças de madeira de lei que compõem as portas, armários e painéis.

A artista plástica e restauradora Chang Chi Chai é a responsável pela recuperação das paredes, afrescos e todos os ornatos q recobrem a Sala de Visitas e a Capela. Ao longo de muitos anos de trabalho, pesquisa e dedicação, a artista vem conseguindo trazer de volta as cores e contornos que o tempo, a umidade e os cupins atacam sem trégua.